Anote Aí

Nº 47 - 18/08/11

SE SOUBER USAR NÃO VAI FALTAR 2

secretaria@cantodasaguas.com.br

Se o consumo de água da sua casa é superior a 50m3 por mês, pode estar havendo desperdício. Como dissemos no penúltimo boletim, este volume equivale ao de uma família de 11 pessoas consumindo durante 30 dias seguidos.

Por ser um Condomínio essencialmente de fim de semana, o alto consumo de algumas famílias só pode ser explicado pelos grandes vilões do desperdício: vazamento na tubulação, tratamento de piscina com esvaziamento, varrição com água e, principalmente, a irrigação semiautomática.

A irrigação semiautomática tornou-se a maior fonte de desperdício porque é utilizada inadequadamente por muitos jardineiros que cuidam dos jardins de várias casas. É comum eles deixarem os aspersores de uma casa jorrando água por horas a fio, no mesmo lugar, enquanto cuida de outros jardins. Um absurdo que deve ser combatido.

Esta é uma prática que os jardineiros, obviamente, não confirmam aos seus patrões quando estes questionam a elevação do consumo. Preferem atribuir o alto consumo a outros fatores, raramente confirmados, como, ar na tubulação ou erro de leitura do hidrômetro.

O consumo abusivo gera uma distorção que põe em xeque a capacidade de pleno atendimento do sistema de captação e tratamento: 24% das casas consomem 61% da água tratada, enquanto as outras 76% consomem apenas 39%.

Para corrigir esta distorção e reduzir o consumo abusivo, a Administração vai adotar medidas restritivas, a partir de setembro, como, pesar a taxação sobre os que consomem acima de 50m3 por mês e proibir a irrigação de jardins às sextas e sábados.

Estas medidas são justas porque a primeira não penaliza a grande maioria que economiza água, apenas os 24% mais gastadores, e a segunda não prejudica em nada os jardins, que poderão ser irrigados nos demais dias da semana.

Se não adotarmos estas medidas restritivas, seremos obrigados a antecipara construção de uma nova ETA para aumentar a oferta de água tratada. Um investimento pesado, que vai pesar no bolso de todos os condôminos, sem distinção de consumo.

Vale lembrar que a vazão máxima de captação de água do Mingú autorizada pelo IGAM é de 59 mil m3/mês e já aconteceu de a captação alcançar 64% deste volume. Isto reforça a necessidade de reduzir o consumo abusivo, já que, se por lado estamos limitados pelo volume máximo de captação, por outro, o Condomínio cresce em número de famílias residentes e de frequentadores de final de semana.

Faça a sua parte, oriente seu jardineiro, combata o desperdício.

 

FESTA DOS PAIS

Dia 27 de agosto, a partir das 21:00 horas.

O preço da mesa para quatro pessoas é
R$ 100,00
e inclui show dançante e
buffet de massas.

Menores de 05 anos não pagam.

secretaria@cantodasaguas.com.br
ou 3545-9247.

Não deixe para a última hora,
compre logo a sua mesa.

 
FATO NOVO

Muitos condôminos têm perguntado sobre a AGE para aprovar a nova Convenção do Condomínio, prevista para o último dia 06/08.

A Assembléia não foi convocada ainda porque a Paineiras solicitou uma reunião com a Diretoria, já realizada, onde requereu um prazo para analisar o novo texto. Na reunião debateu-se a possibilidade de se buscar uma forma consensual para se promover as alterações.

Considerando que a AG ainda não havia sido convocada formalmente, a Diretoria vai aguardar até a última semana de agosto, para que a Paineiras apresente as observações que julgar convenientes.

Assim, a Administração houve por bem suspender temporariamente a convocação da AG até a realização de uma segunda reunião com a Paineiras, que deverá ocorrer nos próximos dias.
 
A Administração está juridicamente segura e determinada quanto ao texto da nova convenção, o que não afasta a possibilidade de um diálogo construtivo com a empresa.
 
 As procurações já outorgadas não perdem a validade e, caso haja algum fato relevante a Administração comunicará aos Condóminos.

 
SEGURANÇA NUNCA É DEMAIS

A CERCA SENSORIZADA é hoje o dispositivo mais avançado de fechamento de áreas restritas, tais como, condomínios horizontais, refinarias, usinas e presídios.

Desenvolvida na Nova Zelândia e largamente utilizada em vários países, é uma tecnologia exclusiva que permite o monitoramento de vastas faixas perimetrais, a partir de uma central de controle, que detecta qualquer contato com a cerca.

Estamos finalizando o projeto de instalação da CERCA SENSORIZADA no Canto em etapas, começando pela área mais vulnerável, que é a faixa contígua à estrada do Mingú.

O projeto, com todas as informações sobre a cerca, será apresentado na próxima reunião do Conselho, dia 27/08, às 16:00 horas, no restaurante.

 

REPETECO

Você está convidado a participar da missa em homenagem à SANTA CLARA DE ASSIS, padroeira do Canto das Águas, que será realizada no próximo dia 21/08, às 11:00 horas, na Fazendinha.

Após a missa haverá um almoço, especialmente preparado pelo Dom Zé, que inclui frango com ora pro nóbis e macarrão na chapa. O evento é aberto à comunidade de Rio Acima e custa R$ 10,00 por pessoa, bebidas à parte.

 

PESQUISA

secretaria@cantodasaguas.com.br

Queremos saber o que os condôminos pensam sobre o presente e o futuro do Canto. Nos próximos dias, você receberá um ANOTE Aí especial com o link para acessar o questionário e enviá-lo à secretaria depois de respondido.

Fique atento ao receber Anote aí - Pesquisa

 

TORNEIO DE TÊNIS

Os jogos serão realizados nos dias 20, 21 e 27 de agosto e a premiação será neste mesmo dia à noite, durante a festa dos pais. A tabela dos jogos está afixada nos Quadros de Aviso.

Equipes sorteadas