Anote Aí
Nº 26 - 23/03/11

SEGURANÇA É VITAL

Anote Aí

A oportunidade faz o ladrão

É verdade, porta ou janela aberta em casa vazia atrai ladrão.
Pensando assim, a vigilância interna tem como procedimento de rotina a ronda para verificação das casas, especialmente nos dias úteis, quando a maioria delas não está ocupada.

Os vigilantes costumam percorrer as áreas externas das residências para checar se há alguma irregularidade, como porta ou janela aberta e, também, se não foi esquecido algum aparelho ligado ou torneira aberta.

Estas verificações têm constatado várias casas com porta ou janela aberta, o que as deixa em situação de vulnerabilidade, na medida em que são chamariscos para os ladrões de ocasião.

Em vista disso, foi adotado como critério fazer a ocorrência e avisar imediatamente o condômino proprietário, sempre que for constatada alguma irregularidade pela vigilância.

É melhor prevenir que remediar

O Relatório de Análise de Risco elaborado pela Comissão de Segurança mostra as áreas mais vulneráveis e aponta as medidas corretivas. Mostra principalmente a necessidade premente de atuar em prevenção, como forma de minimizar o risco de ocorrência.

Neste sentido, a Administração está adotando uma série de medidas para melhorar os procedimentos de segurança, tais como, ronda pen, câmeras e guaritas em pontos estratégicos. Estão previstas, ainda, a construção de muro em área críticas e, quanto ao efetivo, supervisão rigorosa acompanhada de um trabalho intenso de orientação. Os sistemas informatizados de controle serão atualizados.

Algumas medidas não são propriamente inéditas, mas inovadoras em nosso Condomínio, como a utilização de cães de guarda nas rondas noturnas, em estudo. O cão tem a vantagem de dar alarme em caso de aproximação furtiva de pessoas e de acessar áreas de vegetação fechada onde o vigilante não consegue entrar, além de servir de companhia nas longas madrugadas.

Outra medida importante foi a criação de uma área de inteligência, separada da operação, com a atribuição de investigar as ocorrências de furto para descobrir quem e como se deu o fato e apontar as medidas corretivas para que não ocorram novamente. Terá também a incumbência de melhorar o levantamento de informações sobre pessoas desconhecidas que entram autorizadas por condôminos. Algumas têm ficha policial respeitável e representam risco para a nossa coletividade.

Tudo isso, faz parte de um plano integrado para recuperar a eficiência do nosso sistema de segurança, que começou com a criação da Comissão integrada pelos condôminos João Parreira Lima, Wilson Jorge Lopes e Élio Miranda, e a designação deste como Assessor Especial para área de segurança e tecnologia.

O Relatório de Análise de Risco será apresentado aos conselheiros em sessão aberta a todos os condôminos, em data a ser marcada pelo Presidente do Conselho.

 

PODA DE ÁRVORES

Anote Aí

Conforme foi amplamente divulgado, ano passado a CEMIG realizou a troca total dos cabos da nossa rede elétrica por outros isolados com espaçadores, tornando-a menos sujeita a curtos circuitos. Com isso, aquelas panes que nos deixavam sem energia por longas horas não acontecem mais.

Verdade? Infelizmente não.
 
Poucas semanas atrás, um temporal com ventos fortes deixou boa parte do Condomínio sem energia por cerca de 24 horas. Imagine o transtorno.  Isto aconteceu por que a fricção dos galhos das árvores com os cabos rompeu o isolamento de alguns, deixando o condutor metálico interno exposto. O contato com a vegetação molhada provocou um curto circuito que interrompeu o fornecimento de energia.

Ficou evidenciada a necessidade urgente de poda preventiva.

Comunicamos o problema ao condômino João Parreira Lima, Gerente de Relacionamento com os Negócios, da CEMIG, que prontamente se dispôs a interceder junto à área competente da empresa. Parreira, que é também membro titular do nosso Conselho, obteve o compromisso de uma poda completa em todos os pontos críticos levantados pela área de Meio Ambiente do Condomínio.

O serviço começou semana passada e, segundo um novo levantamento realizado pelos técnicos da empresa em conjunto com o nosso pessoal, vai abranger cerca de duas mil árvores. O trabalho deve durar uma semana e será sempre acompanhado pelo nosso pessoal, para que seja feito com a melhor técnica e segurança.

Vale esclarecer que esta poda será somente nos pontos de interferência com a rede da CEMIG e não abrange os cabos de telefonia, que são de responsabilidade da operadora.

Maiores informação com a área de Meio ambiente

 
SE ELA DANÇA, EU DANÇO

O cardápio desta sexta vai ser Rondele de queijo canastra com nozes e damasco ao molho Aurora, que o DOM ZÉ está preparando no capricho para os dançarinos recuperarem as energias despendidas na aula de dança. Quem quiser pode levar a bebida da preferência pagando apenas a “rolha” de R$ 5,00. Não custa repetir que o cardápio da sexta é para todos os freqüentadores do Scotch bar, independente de estarem ou não matriculados na dança. Havendo boa receptividade, outras novidades serão introduzidas.

 

SANTO ANTÔNIO

Hoje, 23 de março, será celebrada a MISSA DA RECONCILIAÇÃO (Eucaristia com Confissão Comunitária), às 19:30 horas. Na sexta, dia 25, também às 19:30 hs, haverá a VIA SACRA DA PAIXÃO. Ambos os eventos serão na capela da residência de Laila e Lauro Cesar, à Rua das Andorinhas, 13.

Participe.

secretaria@cantodasaguas.com.br