Nossa História


O Condomínio Residencial Canto das Águas, está localizado em Rio Acima (MG), região metropolitana de BH. O município tem cerca de sete mil habitantes e uma forte tradição histórica, por estar inserido no trajeto da Estrada Real.

O projeto Canto das Águas teve inicio em 1987, quando a Paineiras Urbanização Ltda., adquiriu terrenos nas imediações de Belo Horizonte, que tivessem muito verde, cachoeiras e proximidade da estrada de ferro.

Definidas as áreas disponíveis, começaram os primeiros estudos para construção de um condomínio Classe A, na região.

Em Agosto de 1990, o Plambel, órgão metropolitano de planejamento, concedeu licença para o loteamento dos terrenos e, pouco depois, foi aprovado pela prefeitura de Rio Acima, ainda sob o nome Loteamento Fazenda do Pastinho.

Em novembro de 1991, com assessoramento técnico da Brandt Meio Ambiente e da Lus Natura, a Paineiras apresentou ao Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), juntamente com o pedido de licença de Operação. Em fevereiro de 1992, foram entregues à Fundação Estadual de Meio Ambiente, órgão de execução do Copam, o detalhamento dos vários projetos previstos no EIA/RIMA.

O Canto das Águas tornou-se o primeiro Condomínio do país localizado no interior de uma Área de Proteção Ambiental (APA). O empreendimento destaca-se pela exuberância da natureza onde se situa, pela diversificação dos serviços oferecidos e pelo pioneiro cumprimento à legislação ambiental vigente. O principal patrimônio do Canto das Águas consiste, inegavelmente, nos atributos da natureza, além da estrutura arquitetônica e urbanística posteriormente acrescentada.

A área verde abrange cerca de um milhão de metros quadrados, constituída de fauna, flora e floresta, preservadas, formando um conjunto ambiental no qual se destacam suas três cachoeiras: Pastinho I e Pastinho II e Braúnas, com quedas de aproximadamente 15 metros.

O terreno natural é constituído por uma bacia hidrográfica que contribui diretamente para o Córrego do Mingú, que se encontra represado no interior do Condomínio, formando um imponente espelho d'água de 160 mil metros quadrados.

A qualidade ambiental da região é atestada pelo registro de 102 espécies de aves e 13 espécies de mamíferos, entre eles, o mão-pelada, mico-estrela, caxinguelê, quati, ouriço-caixeiro, capivara e macaco sauá.

A beleza natural das cachoeiras e matas forma um majestoso cenário cinematográfico, que se espalha pelos morros, de cujos topos pode-se observar a vegetação campestre, rica em gramíneas e arbustos típicos de cerrados. Influenciado pelo clima das montanhas, em altitudes que variam de 700 a 900 metros, o clima é ameno, com média anual em torno de 18 graus.

SEGURANÇA: a segurança é provida por uma única portaria, que controla a o acesso de pessoas e por uma cerca sensorizada eletrificada em todo o perímetro do Condomínio, capaz de impedir a entrada não autorizada. O sistema dispõe de uma equipe de vigilantes para a realizar a ronda das áreas internas e atender emergências, 24 horas por dia.

INFRAESTRUTURA: todas as vias internas do Condomínio são asfaltadas, formando um sistema viário sem cruzamentos diretos, dispondo-se apenas de rótulas para baixa velocidade. Possui sistema próprio de abastecimento de água, que consiste na captação, tratamento e distribuição por gravidade. O sistema de esgoto é a fossa séptica.

LAGO: o córrego do Mingú se encontra represado no interior do Condomínio formando um lago com cerca de 160 mil metros quadrados rico em peixes, propício ao lazer, sendo vedado o uso de embarcações particulares de qualquer tipo. Na área náutica estão disponíveis pedalinhos e caiaques para utilização de condôminos, dependentes e convidados para áreas restritas.

TRILHA: margeando o lago, existe uma pista com 2800 metros, para prática de caminhada e passeios de bicicleta.

FAZENDINHA: a fazendinha é um atrativo especial para os condôminos. A área possui uma horta orgânica que oferece produtos de qualidade. Possui também o Espaço Ágora do Urucum, destinado a eventos de condôminos, mediante reserva prévia e pagamento de aluguel. Uma vez por mês é realizado o “Comida di Buteco”, evento aberto a todos os condôminos e seus convidados, com música ao vivo e deliciosos comes e bebes preparados pelo Dom Zé, concessionário do restaurante da sede.

CLUBE: Com cerca de cem mil metros quadrados de área ocupada, o Clube possui quadras para prática de tênis peteca, vôlei, basquete, futsal e squash; campo de futebol oficial e de society; de salão de sinuca, academia, sauna, playground, piscinas, salão de jogos e banheiros. Possui, ainda um salão de festa, onde funciona o restaurante e scotch bar, com vista panorâmica.

 

Home | Topo